Menu

terça-feira, 6 de setembro de 2016

Posição no berço

     Estudos mostram que o simples fato de colocar o bebê em posição correta para dormir pode reduzir em até 70% o risco de morte súbita.

     De barriga pra cima: essa é a maneira correta de deitar a criança até completar 1 ano de vida para reduzir os riscos de morte súbita. Ao deitar de lado ou com a barriga para baixo, o bebê respira um ar viciado, ou seja, o ar que ele próprio expira. "Uma criança maior ou um adulto acordariam ou trocariam de posição para evitar o sufocamento, mas em alguns bebês a parte do cérebro que controla este reflexo não está desenvolvida. 

     Os riscos de dormir de barriga para baixo são semelhantes a dormir de lado. São posições instáveis, muitos bebês rolam e acabam ficando de bruços. Se uma criança está deitada de barriga para cima e se afoga, sua tendência, por instinto, é tossir e com isso chamar a atenção dos pais.

     Sabemos que ainda ha muita dúvida e angústia quando a posição ideal e mais segura para o bebe dormir no berço, mas após muitos estudos foi descoberto que a posição mais segura para o bebe dormir é de barriga para cima pois diminui o risco de morte súbita.



Causas da morte súbita infantil:


A causa da morte súbita infantil é desconhecida. Embora não se saiba exatamente a causa, já se sabe o que aumenta o risco de morte:

  • bebês colocados para dormir de bruços ou de lado;
  • fumar durante a gravidez e permitir que fumem onde está a criança após o 
    nascimento; 
  • falta de aleitamento materno;
  • uso de colchões ou travesseiros muito moles e fofos;
  • presença de brinquedos, travesseiros, rolinhos, paninhos (“cheirinhos”) e outros 
    objetos no berço que podem sufocar o bebê; 
  • superaquecimento do bebê;
  • nascimento prematuro ou bebês com baixo peso ao nascer.

    Fonte: Pastoral da criança 


    Cuidados na hora de dormir

    1) Colocar o bebê para dormir de barriga para cima.
    2) Evite o excesso de roupas e fraldas que possam dificultar os movimentos do bebê e superaquecer seu corpo
    3) Deixe os braços do bebê livres, para fora das cobertas. Com isso evita-se que ele deslize na cama e fique com a cabeça embaixo das cobertas.
    4) Deixe a cama livre de almofadas, travesseiros, “cheirinhos” , bichos de pelúcia e outros brinquedos que possam dificultar a respiração do bebê.
    5) A temperatura do quarto deve ser confortável para um adulto vestindo roupas leves. O bebê não deve parecer quente ao ser tocado.





    Fonte: pastoraldacrianca.org.br

Nenhum comentário :

Postar um comentário