Menu

terça-feira, 6 de setembro de 2016

Higiene Bucal dos Bebês


     O nascimento dos primeiros dentinhos pode deixar a criança irritada. Os primeiros sinais de que os dentes estão chegando são coceira na gengiva pela pressão dos dentes, gengiva mais abaulada e esbranquiçada e aumento da salivação por conta do amadurecimento das glândulas salivares e pela incapacidade do bebê engolir toda a saliva.Todos esses sintomas deixam o sono do bebê mais agitado.

     O bebê leva a mão e tudo o que pega à boca, principalmente para aliviar a coceira das gengivas. As impurezas são transportadas do ambiente para o organismo do bebê podendo ocasionar estados febris, vômitos e diarréias, sintomasindiretamente relacionados com o aparecimento dos primeiros dentes.

     Para aliviar o desconforto, ofereça ao bebê mordedores para massagear a gengiva. O alívio será maior se antes o mordedor ficar na geladeira, o frio ajuda a confortar a região.




     Algumas crianças já nascem com o dente de leite e pode machucar a língua do bebê e o seio da mamãe durante o aleitamento materno. Por volta dos 6 meses de idade podem surgir os primeiros dentinhos ( incisivos centrais inferiores) e depois em ordem crescente:

o   Os incisivos centrais superiores;
o   Os incisivos laterais inferiores (por volta dos 11 meses de idade)
o   Os incisivos laterais superiores (por volta de 1 ano e 2 meses de idade)
o   Primeiros molares decíduos, os caninos e os segundos molares decíduo
o   Aos 3 anos, seu filho terá todos os dentes de leite (dentição decídua completa)

     Ao todo, são 10 dentes na arcada de cima e 10 na arcada de baixo

     Os pais não devem ficar preocupados se no primeiro aniversário do seu filho ele ainda não tiver nenhum dente. É normal um atraso de até 8 meses.

Escovação:

-        Use uma escova pequena e com cerdas macias. Faça movimentos circulares ou movimentos ondulados em todas as superfícies dos dentes, particularmente onde o dente encontra a gengiva.

-        Deve-se utilizar pequena quantidade de pasta sem flúor . A pasta com flúor só deve ser utilizado quando a criança aprender a cuspir. 




Fonte: abodontopediatria.org.br


Nenhum comentário :

Postar um comentário